Olá, todas e todos!
Somos a “Terra sem Amos”, um projeto editorial coletivo, autônomo e rebelde, nascido no território ocupado pelo Estado do Piauí, que buscará durante sua existência produzir livros, brochuras e livretos, panfletos, posteres, adesivos e outros, que contemplem o pensamento crítico de combate ao capitalismo e ao Estado burguês a preços módicos, e com frete gratuito para todo o Brasil.
Já se faz sentir entre as e os que produzem livros no Brasil o que chamam de “crise editorial”. Inúmeras editoras foram compradas por megacorporações internacionais, outras, infelizmente, baixaram suas portas. A consequência imediata desta política editorial predatória é uma significativa diminuição das obras críticas à estrutura do poder, que mesmo quando lançadas, não alcançam, ou alcançam, com dificuldade, a casa das classes subalternas. Ao passo em que estas editoras lutam pela sobrevivência, silenciosamente opera um “mercado invisível” – ou melhor, uma tradição editorial invisível -, historicamente consolidado no país, inventivo, improvisado, sobrevivendo por redes de solidariedade com base na cooperação mútua, usando de mecanismos semi industriais, e que trabalha no sentido de tornar o pensamento, a ação, o olhar e as prateleiras mais insurgentes. É a esta tradição o nosso ponto de partida, que somos tributários e de onde orgulhosamente nascemos.
É com essa dupla intenção, de produzir a preços módicos obras do pensamento radical mundial, que demarcamos nosso espaço nesta tradição, e buscamos colaborar nas barricadas do mundo editorial.
O editor,
Alexandre Santos